São Paulo e Baixada Santista Ligue (11) 4890.2330

Fissuramento, trincas que causam problemas sérios!

Fissuramento

Um dos sintomas mais comuns na construção é o aparecimento de fissuras, trincas, rachaduras e fendas. Esses problemas patológicos tem geralmente sua manifestação de forma característica e pode ser identificada por um Perito Técnico.

Esse fissuramento é classificado como:

– Fissura: é uma abertura em forma de linha com espessura de até 0,5mm proveniente de uma ruptura sutil do material.

 – Trinca é uma abertura em forma de linha com espessura entre 0,5mm e 1,0mm que aparece na superfície do material, proveniente de evidente ruptura de parte de sua massa.

– Rachadura é uma abertura em forma de linha com espessura entre 1,0mm e 1,5mm que aparece na superfície de qualquer material.

– Fenda é uma abertura expressiva que aparece na superfície de qualquer material, com espessura superior a 1,5mm.

Esse fissuramento pode ser Passivo ou Ativo, sendo:

Passivo quando chegam à sua máxima abertura, normalmente causado por retração hidráulica ou por um recalque diferencial de fundação que esteja estabilizado.

Ativas são produzidas por ações de magnitude variáveis que provocam deformações também variáveis no concreto. Essas fissuras são de origem térmica e das flexões provocadas por ações de movimentação da estrutura. Os problemas existentes em uma estrutura avariada podem ser vários e muitos complexos.

Uma avaliação mais detalhada deverá ser feita por um profissional habilitado para diagnosticar a causa e a solução para o aparecimento dos fissuramentos. Contate nosso Perito Técnico para essa avaliação.

Gostaríamos muito, de falar com você...

Cadastre-se, receba informações relevantes

Informe abaixo seu email