São Paulo e Baixada Santista Ligue (11) 4890.2330

Umidade quais os tipos que existem que existem ?

Tipos de umidade, causas e soluções.

umidade decorrente de intempéries geralmente ocorre pela água de chuva, que penetra nas fissuras da fachada. Daí existe a necessidade de fazer uma impermeabilização adequada – por exemplo, com sistemas de pintura flexíveis e duráveis – e de utilizar materiais que tenham pouca movimentação interna. Beirais, telhados e calhas devem ser bem projetados, de modo que proteja a fachada contra a exposição contínua de água.

Outro tipo comum é a umidade por condensação, quando o vapor de água do interior de um ambiente entra em contato com superfícies frias, como paredes, metais e vidros, e resulta no aparecimento de gotículas e bolor. Esse fenômeno está associado à falta de ventilação, principalmente em cozinhas e banheiros – deste modo é importante apostar em esquadrias funcionais.

Já a umidade proveniente da infiltração atinge o interior de uma casa pelas paredes. Pode ser causada por encanamentos que se romperam,  pela ausência de impermeabilização nas áreas úmidas ou pelo isolamento ineficaz de casas adjacentes. Também afeta ambientes enterrados, como subsolos – com isso, eles devem ser projetados com o lençol freático do lado de fora.

Há, ainda, a umidade ascendente por capilaridade. Ela surge nas áreas inferiores das paredes, que absorvem a água do solo pela fundação. Nesse caso, a parede está ligada com as vigas de fundação, ficando parcialmente enterrada e em contato com a superfície úmida. Como solução, recomenda-se isolar a parede com drenos, brita ou geotêxtil. É comum observar sótãos, estacionamentos e pisos térreos com este tipo de problema.

As umidades citadas são as causadoras de um agente patológico incomodo, pelo mau odor que pode existir ou a má aparência, as infiltrações

Gostaríamos muito, de falar com você...

Cadastre-se, receba informações relevantes

Informe abaixo seu email